Como usar o Customer Experience para reter mais clientes para sua empresa?


Já parou para pensar na quantidade de novidades que surgiram em seu nicho de mercado ultimamente? Sabia que o Customer Experience pode te ajudar a se destacar neste mar de novos produtos e serviços?

Hoje, principalmente com o avanço da internet, muitas empresas são criadas em diversos nichos visando oferecer cada vez mais novidades para a resolução de um problema.

Dessa maneira, ganhar destaque torna-se uma tarefa cada vez mais árdua, trazendo consequências até mesmo no faturamento e na manutenção dos clientes.

Mas, uma ótima forma de melhorar esse cenário é pelo uso de uma estratégia centrada no cliente e que te dará um diferencial frente aos concorrentes: o Customer Experience.

Mas o que é esse Customer Experience e como ele pode ser usado para reter mais clientes para sua empresa?

Acompanhe este artigo até o final e confira a resposta para essas perguntas e ainda mais detalhes sobre como tirar proveito dessa estratégia de Experiência do Cliente!

O que é Customer Experience?

Customer Experience ou Experiência do cliente é uma estratégia utilizada por diversas empresas feita para centralizar seus esforços no cliente!

Nesse sentido, todas as decisões efetuadas pela empresa devem ser pensadas em melhorar cada vez mais a experiência do consumidor ao utilizar seus produtos ou serviços.

Com isso, o cliente se sentirá parte da empresa, movida pela sua cultura e pelos seus ideais. 

Mas como o CX – Customer Experience – pode ajudar sua empresa a ganhar destaque?

Pense um pouco, com todas essas empresas no mercado, quem irá escolher qual será a melhor delas ou a com os melhores produtos?

Exatamente, o cliente. E quanto melhor for a experiência do cliente com uma marca, mais ele defenderá essa marca e passará a ser um forte aliado dela. 

Nesse contexto, um estudo de Harvard afirma que 84% dos consumidores sentem que os atendimentos ficam sempre abaixo de suas expectativas.

Logo, são 84% de clientes no mercado prontos para terem um atendimento e uma experiência de primeira. Essa é uma grande oportunidade para aumentar sua visibilidade e seu crescimento no mercado! 

Conheça as 6 Vantagens do CX

E então, vale mesmo a pena investir tempo e esforço em desenvolver um ótimo Customer Experience?

É isso que veremos agora. Confira as 6 vantagens de optar por trabalhar uma ótima experiência do consumidor em sua empresa:

  1. Suas vendas aumentarão com a satisfação cada vez maior dos clientes;
  2. Você reduzirá gastos com clientes novos, porque seus clientes ativos estarão contentes e serão anunciadores orgânicos da marca;
  3. O ciclo de vida do cliente ativo aumentará, fazendo com que ele passe a comprar sempre em sua empresa;
  4. A imagem de sua marca ficará cada vez mais bem-vista;
  5. Com seguidores fiéis de seus produtos ou serviços, sua vantagem competitiva aumentará bastante;
  6. Por fim, novos clientes serão atraídos para a sua marca por meio dos clientes fiéis e da sua crescente autoridade e visibilidade. 

Essas são algumas vantagens que você pode encontrar ao implementar o Customer Experience em sua empresa. Sem dúvidas, isso será um grande diferencial frente aos concorrentes do mercado!

Como reter mais clientes com CX

Você já entendeu que é importante usar o tempo e esforço para melhorar a experiência de seus clientes. E também já conferiu algumas vantagens de usar essa estratégia.

Mas como implementá-la para aumentar a retenção de seus clientes? 

Vamos ver isso agora, fique atento a esses próximos tópicos!

Use tecnologia ao seu favor

Você deve pensar em tudo a favor do cliente e, com isso, convém pensar em como esse cliente leva sua vida.

Com isso em mente, sem dúvidas podemos pensar que a maioria das pessoas hoje em dia está a par das redes sociais e das tecnologias do momento. 

Por isso, vale muito a pena levar sua empresa para um lado mais tecnológico, se ela ainda não estiver nessa área.

Então, desenvolver páginas em redes sociais, sites personalizados e que saibam até mesmo aplicativos podem ser diferenciais que irão agregar ainda mais valor na experiência de seu cliente!

Diminua os esforços do consumidor

Você está prestes a comprar uma camisa numa loja virtual que você achou interessante. Logo você chega ao carrinho de compras para finalizar seu pedido e realizar o pagamento. 

Entretanto, há muita burocracia, você deve acrescentar diversos dados dispensáveis e passar por muitas páginas que demoram muito para carregar.

Então você lembra de um concorrente muito bom e que você já havia comprado algumas vezes. Frustrado com essa nova loja, você sai da página e abandona seu pedido.

Esse tipo de experiência pode ser muito comum em diversos caminhos de compra de um produto. Dessa forma, você deve pensar no esforço que o cliente fará para comprar de você. E esse esforço deve ser mínimo!

Tenha um vínculo com o cliente

Você deve manter um vínculo emocional com o cliente. Fazê-lo se sentir parte de um estilo de vida.

Por exemplo, pense na Disney, o foco dela é encantar os clientes e trazer felicidade para suas vidas. Assim, todas as suas ações são voltadas para fazer com que o cliente faça parte de um universo cheio de magia e entretenimento.

Mas, como vemos este vínculo? Olhe ao seu redor, para sua caneca do Mickey, sua camisa do Star Wars, seu boné do Pateta. 

Pense no parque de diversões, são filas e mais filas de pessoas encantadas por fazer parte desse estilo de vida. São filas enormes em cinemas com amantes da marca, todos emocionados com o próximo filme lançado pela empresa.

Esse é um ótimo exemplo de como fazer o cliente se sentir parte de um todo, e adotar esse vínculo como um estilo de vida!

Melhore a Jornada do Cliente

Você também  deve pensar em todo o trajeto que o cliente faz para comprar seu produto. 

Desde a primeira impressão, passando pelas olhadelas nas postagens das redes sociais, até chegar ao momento da compra de um produto.

Portanto, deve-se pensar em tudo, literalmente tudo para trazer a melhor experiência para o seu cliente!

Seja Multicanal

Como já falamos inúmeras vezes neste artigo, o foco aqui é o cliente. E se o foco é o cliente, sua marca deve estar onde ele estiver. 

Dessa forma, você deve realizar estratégias voltadas para todos os canais de comunicação: seja loja física, seja redes sociais, seja um site, um blog, o que for, seus produtos e serviços devem estar lá, esperando pelo cliente!

E com isso, uma grande dica da Konecta é a Zendesk, que é uma plataforma voltada para um atendimento multicanal do cliente, de forma totalmente integrada, visando gerar uma experiência única para o consumidor!

Se quiser saber mais, entre em contato com a gente, porque somos especialistas neste assunto!

Dê atenção às ambientações

Voltando ao assunto, pense também nas ambientações em que o cliente passa até chegar ao produto final. 

E isso não é válido apenas à loja física, às suas páginas nas redes sociais e ao seu site. 

A marca deve estar presente no cotidiano do cliente. Por isso, é extremamente importante pensar num atendimento e num produto/serviço que irão fazer com que o cliente lembre-se sempre de sua marca, mesmo fora dos ambientes de compra.

Não esqueça do Pós-venda

Por fim, você nunca deve subestimar o pós-venda. Não é apenas vender e pronto. É melhor manter clientes ativos do que conquistar novos consumidores. 

Dessa forma, sempre tenha um atendimento pós-venda, como um e-mail de checagem ou uma pesquisa de satisfação.

Conclusão

Com isso, chegamos ao fim deste artigo. Nele, vimos a importância de uma boa experiência do consumidor e como ela pode te gerar diferenciais sobre seus concorrentes. 

Além disso, conferimos algumas dicas importantíssimas para usarmos o Customer Experience para reter mais clientes para sua empresa!

Não se esqueça de enviar este artigo aos seus amigos que precisam conhecer mais sobre o Customer Experience. 

E se você quer profissionalizar este processo em sua empresa e fazer com que a experiência de seu cliente seja incrível, entre em contato com a gente agora mesmo!